Nem todos sabem como se faz a instalação fibra óptica em Luis Eduardo Magalhães (LEM), mas como esse modelo de conexão é cada vez mais comum e vantajoso, é normal que mais pessoas se interessem pelo assunto.
Afinal, para que você possa saber se poderá ter ou não essa ótima rede de internet em seu imóvel, é necessário entender se ela pode ser instalada na região onde mora.
E o que significa fibra óptica?
Ela nada mais é do que um tipo de tecnologia que oferece conexões de internet com maior desempenho do que os outros modelos tradicionais, como cabo e satélite.
Por conta dessa vantagem em termos de maior velocidade e estabilidade de conexão, é comum que muitas pessoas e empresas estejam migrando para essa nova opção.
Para tirar todas as dúvidas sobre o tema de uma vez por todas, resolvemos trazer este artigo para mostrar como se faz a instalação da fibra óptica em LEM. Acompanhe!
A fibra óptica funciona por meio dos cabos que são constituídos pelos filamentos de fibra de vidro, que são isolados através de uma camada protetora.
Esses cabos tornam possível aos equipamentos de rede realizarem envio e recebimento, em apenas alguns segundos, dos pulsos de luz por meio da transmissão de dados.
Isso mostra que a internet fibra óptica não é semelhante, em termos de funcionamento, com aqueles cabos convencionais usados na conexão tradicional de rede.
O que acontece é justamente que com o objetivo de ter mais velocidade, o sinal enviado por meio das fibras ópticas é transformado em luz.
Sendo assim, é preciso existir conversores que são diretamente integrados junto aos transmissores, podendo eles serem por laser (conversores com fibras monomodo) ou por LED (conversores com fibras multimodo).
Dito isso, fica claro como a tecnologia da fibra óptica é responsável pela transmissão de um volume de dados maior usando os cabos, mas também de realizar esse envio de informações por longas distâncias.
Além disso, essa transmissão em longas distâncias tem a garantia de que você não vai perder velocidade nem enfrentar problemas de instabilidade.
Para fazer a transmissão de chamadas telefônicas com o cabo de cobre tradicional, a quantidade de energia seria enorme e o tamanho dos fios teria que ser bem grande.
Já usando os cabos de fibra óptica, você poderá realizar a transmissão desse volume de chamadas telefônicas usando os pulsos de luz e com um menor diâmetro.
A instalação da conexão fibra óptica não acontece apenas por conta dos processos conhecidos como “plugar e ligar” ou “plug and play”.
Para que isso seja feito adequadamente, é necessário que vários procedimentos sejam seguidos conforme a indicação, para que possam ser executados com o máximo de segurança.
O primeiro ponto para começar a instalação é definir se o cabo que vai ser usado será do tipo monomodo ou do tipo multimodo.
O monomodo tem uma capacidade máxima de transmissão de 10 gigabits por segundo e a uma distância máxima de 60 km.
Por outro lado, o tipo multimodo permite uma transmissão também de 10 gigabits por segundo, no máximo, mas a distância máxima sem que aconteça uma perda de sinal é de 500 metros.
O multimodo é a opção mais usada nas comunicações em curtas distâncias, tanto na maioria das empresas quanto em residências, pois ele consegue suprir muito bem todas as demandas de conexão.
Um outro fator importante a se atentar é sobre os suportes aéreos, sendo que os mesmos precisam ser sempre instalados de forma intervalada em espaços não maiores do que 91 centímetros.
Os tubos através dos quais o cabo irá passar devem ser estreitos a ponto de mantê-lo muito bem preso, porém, sem que o pressione, pois pode torcer ou quebrar a fibra.
O posicionamento dos transmissores e dos receptores deve ser feito de forma que não ocorra uma sobrecarga nos períodos de maior uso da rede.
O transmissor de fibra, quando em comparação com o nível máximo para entrada de receptores ópticos, precisa ter uma potência de saída bem alta.
A utilização de um atenuador óptico é fundamental para reduzir a potência das conexões a curta distância, evitando assim as sobrecargas.
Para finalizar, ainda é essencial que se tenha total atenção em relação à capacidade da transmissão de dados em longas distâncias.
Isso porque qualquer um desses dois tipos de cabo podem acabar apresentando velocidades que são diferentes daquelas encontradas em testes.
Você que está pensando em instalar a fibra óptica em Luis Eduardo Magalhães talvez esteja se perguntando: vale mesmo a pena optar por esse tipo de conexão?
Caso conheça pouco sobre ela, veja a seguir quais são as principais vantagens:
As interferências na conexão fibra óptica em LEM são muito baixas, visto que os cabos utilizados na estrutura são protegidos com vidro, diminuindo assim as interferências eletromagnéticas.
Maior velocidade de conexão, pois os cabos de fibra óptica possuem um grande potencial para alcançar altas taxas no envio e recebimento de dados.
Redução do uso dos repetidores pois os sinais de luz poderão ser enviados e recebidos a distâncias bem maiores, sem que haja perda de capacidade na transmissão dos dados, diminuindo também os custos com instalação.
Aumento da área de cobertura, pois é possível transmitir os dados através dos pulsos de luz, sem perda da velocidade, em até 50 km, garantindo conexões de longas distâncias mais eficientes.
Aumento da resistência, pois apesar de que os fios de vidro possuem a mesma espessura que o fio de cabelo humano, eles são muito duráveis e resistem aos danos muito melhor do que os fios de cobre
Como visto aqui, muitas pessoas pensam em fazer a instalação de fibra óptica em LEM, mas conhecem bem pouco sobre como isso funciona e quais as vantagens de optar por esse tipo de conexão.
Neste texto, mostramos a você como é que a fibra óptica funciona na prática e, além disso, como ela pode trazer muitos benefícios para sua empresa ou residência.
O que achou do conteúdo de hoje sobre como realizar a instalação da fibra óptica em LEM?